logo

Casas de apoio em Goiânia, Barretos e Cuiabá atenderam 764 pacientes e acompanhantes em 2017


Essa unidade garante apoio a pacientes que buscam tratamento de saúde em Barretos

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

1553 Acessos

Casas de apoio em Goiânia, Barretos e Cuiabá atenderam 764 pacientes e acompanhantes em 2017

Com objetivo de oferecer assistência social humanizada aos pacientes araguaienses que buscam, passam por tratamento de saúde ou por consultas com médico especialista em outras localidades, a Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) mantém convênios com casas de apoio em Goiânia, Barretos e Cuiabá. Para auxiliar os assistidos que precisam pernoitar ou permanecer por mais dias nestas cidades foram aplicados R$ 247.173,00 em recursos próprios entre janeiro e dezembro de 2017. O investimento possibilitou o encaminhamento de 764 munícipes entre pacientes e acompanhantes.

A média em 2017 foi de 63,6 pessoas encaminhadas por mês. A unidades contam com estrutura superior até hotéis. São dotadas de mobiliário, varandas, quartos, aparelhos de TV, banheiros e cozinha a disposição para atendimento aos pacientes hóspedes e acompanhantes, inclusive com enxoval de cama. O convênio firmado pela Prefeitura com estas instituições garante café da manhã, almoço, jantar e até transporte aos pacientes até as unidades médicas.

O relatório da Central de Regulação de Alto Araguaia aponta que ao longo de 2017 foram encaminhados para casa de apoio em Barretos 105 pacientes e 76 acompanhantes. Para Goiânia os números foram ainda mais expressivos: 197 pacientes e 148 acompanhantes. Para Cuiabá foram 175 encaminhamentos de pacientes e 72 acompanhantes.

Garantir esse atendimento é uma das determinações do prefeito Gustavo Melo (PSB). O chefe do executivo ressaltou que o Poder Público tem que estar presente justamente quando o cidadão mais precisa, principalmente quando busca atendimento de saúde. “Com essas casas de apoio conseguimos dar uma maior comodidade aos pacientes, proporcionando hospedagem humanizada e de qualidade. As casas são de suma importância para aliviar o desgaste com as viagens dos pacientes e acompanhantes”, disse o prefeito.